sábado, janeiro 09, 2010

Tradições do Dia de Reis na Europa

Em Portugal, a quem sair a fava do Bolo Rei deve pagar o bolo no ano seguinte. Grupos de Pessoas juntam-se e vão pelas portas cantar os Reis que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos de casa. O canto é acompanhado por instrumentos populares como o reco-reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola. Depois de cantarem, os donos da casa, convidam os reizeiros para entrar e oferecerem-lhes comida e bebida.

O cantar de Reis começa no dia 5 de Janeiro e vai até ao dia 20. Há ainda outra tradição, as Janeiras, em que se cantam canções em grupos no dia 31 de Dezembro e 1 de Janeiro. Em certas regiões, as pessoas oferecem azeite novo para alimentar as candeias da igreja ou capela da sua terra, em homenagem às almas dos familiares que já morreram.


Em Espanha fazem uma Grande Festa e as crianças recebem oa presentes. Em algumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos "Cabalgata del Reyes". Eles desfilam em carros muito bem decorados acompanhados de muitos cavaleiros. No fim do desfile, os Reis misturam-se com as crianças para os mimar,
Deixam nas janelas bolinhos e copos com vinho ou licor... para os reis. Oferecem "carbão de azúcar" às crianças. Comem o bolo tradicional que é o Roscón. Grupos de pessoas vão cantar pelas casas e pedir o "Aguinaldo" que são doces e dinheiro.



Na Hungria, as crianças vestem-se de Reis Magos, transportam presépios nas mãos e vão de porta em porta pedindo moedas.

Na Alemanha, as crianças disfarçam-se de Reis Magos e escrevem as iniciais do nome nas portas das casas.

Sem comentários: