sexta-feira, março 26, 2010

Receita do Pão-de-Ló

0 rabiscos

Ingredientes:

  • 3 ovos inteiros
  • 4 gemas
  • 150 gramas de açúcar
  • 125 gramas de farinha de trigo



Preparação:
Dentro de uma tigela bem grande, misture os ovos inteiros, as gemas e o açúcar. Com a batedeira, bata até que tenha crescido bastante. Misture-lhe então a farinha deixando-a cair em chuva. Na forma com buraco no meio, que untou com margarina coloque folhas de papel previamente untadas de maneira a que a forma fique forrada. Deite então o batido e leve-o a cozer em forno médio durante 20 a 25 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.

Bom apetite!


A Páscoa

0 rabiscos
Ao longo da semana, os alunos vieram realizando trabalhos de expressão plástica e de língua portuguesa alusivos à Páscoa, de forma a que reflectissem sobre esta festa religiosa com respeito pelos credos e levando-os a conhecer costumes e tradições ligadas a esta comemoração. As salas de aula foram ainda decoradas com trabalhos elaborados pelos alunos.



No último dia de aulas, os alunos, depois de chegarem à escola, confeccionaram pão-de-ló com a ajuda da auxiliar de acção educativa. Posteriormente, formaram pequenos grupos para se realizarem jogos no recinto escolar, entre os quais a "caça ao ovo". Por último, os alunos tiveram a oportunidade de saborear os bolos anteriormente confeccionados num lanche convívio.


segunda-feira, março 22, 2010

Dia da Primavera e Dia da Árvore

0 rabiscos
O Dia da Primavera foi comemorado, na sala de aula, no dia 22 de Março de 2010. Iniciou-se a actividade com um diálogo com os alunos sobre o início desta estação do ano, mas sempre alertando-os para a importância e necessidade de preservar a Natureza, essencialmente sobre o programa "Vamos limpar Portugal". A propósito deste programa explicou-se a importância das florestas, sendo que estas são imprescindíveis para a conservação dos ecossistemas e do pouco equilíbrio do ambiente.
A escola tomou a iniciativa de limpar o recreio e os canteiros da escola, tendo havido ainda tempo para plantar algumas flores, que os alunos trouxeram de casa.
Os alunos aprenderam ainda uma canção alusiva a este dia intitulada "rap da Primavera".


sexta-feira, março 19, 2010

Os nossos trabalhos do dia do pai

0 rabiscos
Para o Dia do Pai, os alunos da turma 2 da E.B.1 do Barreiro-Teixeiró fizeram estas escovas que são sempre muito úteis.



sexta-feira, março 05, 2010

Continuação da história "O Capuchinho Cinzento", pelos alunos

0 rabiscos

Os passarinhos de cristal, muito alvoraçados, foram avisar o Capuchinho Cinzento de que o lobo mau ia na sua direcção. Mas o Capuchinho Cinzento não tinha medo do lobo. Assim, ela fez festinhas ao lobo e foram dar um longo passeio pelo bosque. Algum tempo depois, o lobo ficou cansado e o Capuchinho Cinzento deu-lhe água da cantarinha.
Quando começou a escurecer, o Capuchinho Cinzento e o lobo foram para casa e combinaram encontrar-se na fonte de água, no dia seguinte.
Encontraram-se no sítio combinado e o Capuchinho Cinzento apresentou o amigo lobo aos seus netos. Contudo, eles, logo que o avistaram, desataram a fugir para os seus quartos, assustados. A avó deles explicou-lhes que o lobo não era mau e foi por isso que se tornou seu amigo.
Então, os netos fizeram-lhe festinhas e o lobo ficou contente. O Capuchinho Cinzento pediu ao lobo para almoçar lá e ele aceitou.
E é assim a história do Capuchinho Cinzento.


Bruno e Cristiana - Ilustração
Rúben - Texto

Antecipação do Livro "O Capuchinho Cinzento"

0 rabiscos


Matilde Rosa Araújo

0 rabiscos

Matilde Lopes Rosa de Araújo nasceu em Lisboa em 20 de Junho de 1921, tem 86 anos e é uma escritora portuguesa, especializada em literatura infantil.



Licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, correu o país a ensinar em escolas e foi também professora de futuros professores.



Escreveu várias obras para crianças e adultos e recebeu, da Fundação Calouste de Gulbenkian, o Grande Prémio de Literatura para Crianças. Teve ainda oportunidade de pertencer a várias organizações como o Instituto Português de Apoio à Criança ou a Sociedade Portuguesa de Escritores.



Ao longo da sua carreira colaborou com vários jornais de Lisboa e da província.

quinta-feira, março 04, 2010

A Lebre e a Tartaruga em banda desenhada

0 rabiscos
Na passada Segunda-feira, como já partilhamos no blog, ficamos a conhecer a história "A Lebre e a Tartaruga", através de uma encarregada de educação que se disponibilizou para vir até à escola e ler, ao mais novos, esse belo texto narrativo. Chegou agora a altura de, em grupos, transformá-lo em banda desenhada.

Aqui fica o resultado:

Cristiana e Rúben



Bruno e Jéssica

quarta-feira, março 03, 2010

"A Lebre e a Tartaruga" pelos mais novos...

0 rabiscos
Luís Fernando - 1.º Ano


Rodrigo - 1.º Ano

Ler e reler

0 rabiscos

terça-feira, março 02, 2010

A Lebre e a Tartaruga

0 rabiscos
A Semana da Leitura é uma actividade que pretende celebrar o prazer de ler. De entre várias actividades programadas pela nossa escola, na passada segunda-feira, contamos com a presença de uma encarregada de educação que, gentilmente, se disponibilizou para ler, aos alunos mais novos, a obra «A Lebre e a Tartaruga», de Helen Ward.


segunda-feira, março 01, 2010

Viajar pela leitura

0 rabiscos
"Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai-me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!"

Clarice Pacheco

Semana da Leitura

0 rabiscos
A Semana da Leitura vai decorrer entre 1 a 5 de Março de 2010, na E.B.1 do Barreiro - Teixeiró.
Porque cada vez mais se reconhece a importância da leitura na infância, esta iniciativa é destinada a celebrar e a incentivar o prazer de ler.  


«A Lebre e a Tartaruga», de Helen Ward - 1.º Ano




«O Capuchinho Cinzento», de Matilde Rosa Araújo - 4.º Ano