sexta-feira, dezembro 25, 2009

quinta-feira, dezembro 24, 2009

Feliz Natal!

0 rabiscos
A E.B.1 do Barreiro-Teixeiró deseja a todos os docentes, alunos e auxiliares de acção educativa, bem como a todos aqueles que visitam o nosso blog, um Feliz Natal e um óptimo 2010!



Há festa na escola: Natal.

0 rabiscos
No dia 18 de Dezembro de 2009 realizou-se, nesta escola, uma festa de Natal. E para abrilhantar o dia, cada turma preparou e ensaiou a sua actuação com peças de teatro, entoação de canções e danças, declamação de poesias, apresentando-as à comunidade escolar. Realizou-se, um sorteio de um cabaz de Natal.
Alunos, professores, pais e encarregados de educação tiveram, ainda, oportunidade de continuar a conviver à volta de um lanche com doces típicos desta quadra festiva, confeccionados pelos representantes dos pais.
Por último, foram distribuídos aos alunos presentes que foram gentilmente ofertados pelo Presidente da Junta de Freguesia. Este compareceu também na festa, oferecendo ainda uma televisão à escola que, com certeza, nos será muito útil.





Postais de Natal

0 rabiscos
Este ano, a E.B.1 do Barreiro-Teixeiró decidiu fazer alguns postais de Natal, enviando-os a outras escolas e a entidades como a Junta de Freguesia, por exemplo, desejando-lhes um Feliz Natal:














Árvore de Natal

0 rabiscos

quarta-feira, dezembro 09, 2009

O nascimento de Jesus

0 rabiscos


Há festa na escola: Magusto

0 rabiscos
Para não fugir à tradição, a nossa escola também festejou o Dia de S. Martinho. Fizemos a fogueira para assar as castanhas, dançamos à volta dela e não podiamos ir embora com as caras limpas...
As nossas mães também se juntaram à festa. Juntamente com as professoras e a auxiliar fizemos com este dia fosse muito divertido.


Como o tempo prometia que chovesse e acreditando na Lenda de Verão de São Martinho, dramatizamo-la em teatro de sombras chinesas.


E não podia faltar à festa "comes e bebes"! As nossas mães prepararam um belo lanche para podermos conviver.



A Lenda de São Martinho

0 rabiscos
A Lenda de São Martinho, por Rodrigo (1.º ano)

O Magusto

0 rabiscos

Placard "O Magusto"
Ano Lectivo 2009/2010

Princípios básicos para uma ementa saudável

0 rabiscos
Tomar as refeições a horas regulares.
Comer devagar.
Respeitar o número aconselhável de refeições diárias.


Pequeno-almoço e Lanche

  • Leite com cereais, iogurte e sumos de fruta naturais.



Principais Refeições
  • Sopa: sempre de legumes, variando o mais possível, habituando as crianças a paladares diferentes.
  • Pratos: de carne branca (frango, pato, peru ou coelho) ou de peixe (sardinha, cavala, atum fresco, salmão, pescada); cozidos, assados ou grelhados, com temperos simples, como ervas aromáticas, acompanhados de arroz, massa, leguminosas, como o feijão, grão de bico, ervilhas, milho etc.).
  • Todos os pratos devem ser acompanhados por saladas frescas (tomate, alface ou outro), sem sal, temperados com azeite e algumas gotas de limão.



Sobremesas
  • Fruta da época ou da região



Bebidas
  • Água, sumos naturais de frutos, leite.

Permitem-se excepções, mas só em dias de festas!

Roda dos Alimentos

0 rabiscos



Placard "Roda dos Alimentos"



Os hidratos de carbono são necessários para transportar a energia para a estrutura do nosso corpo. Encontramo-los em alimentos como: massa, pão, arroz e batatas.





As proteínas fazem-nos crescer e renovam a estrutura do nosso corpo, os músculos, os ossos e a pele. Elas estão presentes em alimentos como: ovos, carne, leite, peixe e legumes.





As vitaminas são indispensáveis à nossa saúde e na defesa do nosso organismo, protegendo-o das doenças. Encontramos as vitaminas nas frutas, especialmente nos citrinos, e nas hortaliças, como as cenouras, espinafres e tomates.




Dia Mundial da Alimentação

0 rabiscos
A nossa escola festejou o Dia Mundial da Alimentação. É um tema muito importante, pois todos os dias morrem pessoas no Mundo por maus hábitos alimentares.


A senhora professora falou-nos da doença mais comum nas crianças: a obesidade. Ficámos muito sensibilizados e prometemos comer menos doces, mais legumes e fruta.


Entre outros trabalhos realizados apresentamos uma banda desenhada sobre um frade espertalhão.







Cristiana Gabriela (4.º ano)




A nossa professora também nos ensinou a fazer sopa.
Nada melhor que uma sopa quentinha para nos aquecer nos dias frios de Inverno.
Afinal não é difícil fazê-la: lavar bem os legumes, prepará-los e metê-los numa panela. Deixar cozer durante algum tempo e… já está! Que deliciosa!!!



Luís Fernando (1.º ano)

Chegou o Outono!

0 rabiscos

Placard do Outono
Ano Lectivo 2009/2010